por redação da ANDA
Estes programas já são considerados, por alguns especialistas, como importantes ferramentas para utilizar nas aulas das escolas e faculdades, principalmente pela complexidade e qualidade dos produtos.
Esta tecnologia funciona a favor da ética e dos direitos animais, uma vez que os programas servem como método substitutivo da experimentação animal e podem poupar a vida de milhares de animais dissecados por motivos didáticos.
Na solução de Anatomia do Corpo Humano em 3D é possível observar um modelo masculino com todos os sistemas (muscular, vascular, entre outros), numa visualização através de camadas com diferentes combinações, além de revelar os nomes, as formas e a posição das estruturas.
Entre as opções disponíveis, o utilizador pode isolar a musculatura do esqueleto, do sistema nervoso, reprodutor e respiratório. As imagens podem ser vistas de diferentes ângulos e graus de aproximação, com excelente resolução. O programa permite também conhecer o sistema reprodutor feminino.
Alternativa à dissecação
Já as aplicações de animais são importantes alternativas para a redução do uso de animais em salas de aulas, como no caso do rato, que geralmente é explorado para atividades de ensino e pesquisa.
“Graças à interação que o programa permite, é possível ver os órgãos em 3D separados ou observar sua relação com os demais sistemas. A vantagem também está na possibilidade de visualização de partes que nem sempre são fáceis de identificar numa dissecção”, explica Victor Skrabe, biólogo e sócio-diretor da Biosphera.
Recomendado por especialistas do setor e muito bem aceite por profissionais da área veterinária, o software Anatomia Canina 3D, torna possível ver as estruturas e os sistemas de cães em camadas.
Software usado em aulas de anatomia
Este é um recurso importante para ajudar os veterinários a explicarem sintomas e tratamentos aos donos dos animais, sendo tambémuma ótima ferramenta de estudo para os alunos de medicina veterinária.
Para Roselaine Ponso, professora de anatomia da Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul, o software é uma alternativa à utilização de corpos.
“Ao receber o link do site de uma colega, adquiri o software e fiquei muito satisfeita. Verifiquei que é extremamente útil, depois de uma aula que dei sobre sistema circulatório. Usei como material adicional e os alunos gostaram bastante. Estava com dificuldades, porque não dispomos de cadáveres suficientes para as aulas práticas”, explica.
A empresa foi fundada em 2011 mas todos os anos lança novas soluções e atualizações dos programas. Em pouco mais de três anos, a Biosphera já comercializou mais de mil cópias de software de anatomia, vendido também para outros países, como EUA (o segundo maior comprador), Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul e Rússia.
Clique AQUI para consultar o site da Biosphera. __________________________________________________________
Esta é uma notícia fornecida pela Agência de Notícias de Direito Animal, a parceira do Boas Notícias para assuntos relacionados com o mundo animal.