Uma empresa portuguesa está a revolucionar os aeroportos de todo o mundo graças a uma tecnologia inédita que promete ser o futuro da experiência dos passageiros que viagem de avião.
Uma empresa portuguesa está a revolucionar os aeroportos de todo o mundo graças a uma tecnologia inédita que promete ser o futuro da experiência dos passageiros que viagem de avião. O sucesso fez, inclusive, com que a Vision Box fosse a única empresa do mundo a ser selecionada para a mostra tecnológica que aconteceu na passada sexta-feira, em Aruba (América do Sul).
A inovação já se encontra presente em mais de 30 aeroportos internacionais, onde fornece soluções que para além de aumentar a segurança global naqueles espaços, simplifica os processos de controlo de passageiros, reduzindo substancialmente as filas de espera.
A chave do conceito passa pela utilização da biometria, sendo que, nos pontos de controlo do aeroporto, o passageiro só precisa de olhar para uma câmara para ser reconhecido e passar à fase seguinte do processo de embarque, sem necessidade de apresentação de qualquer tipo de documento ou cartão.
Desta forma, ao chegar ao aeroporto, o passageiro dirige-se a um posto de check-in, onde é verificada a autenticidade do seu passaporte e recolhidos os respetivos dados biométricos que irão constituir o 'envelope virtual do passageiro'.
A informação é, por isso, armazenada e partilhada (através de um modelo seguro de partilha de dados) com as entidades aeroportuárias, a sua linha aérea e autoridades de fronteira. A partir daí, o passageiro pode utilizar os serviços self-service de entrega de bagagem e cruzar todos os pontos de controlo do aeroporto utilizando apenas aquilo que, de forma mais exata e inequívoca, o identifica: a sua biometria, neste caso o reconhecimento facial.
Como tal, o percurso do passageiro ao longo do aeroporto torna-se 100% self-service, com este a ter controlo total da sua viagem dentro do aeroporto. Deixa, portanto, de ser exigido qualquer tipo de interação com agentes da polícia, segurança ou linhas aéreas, nem apresentação de documentação e verificação manual de documentos.
Aos olhos do passageiro, segundo a Vision Box, os resultados são uma maior fluidez, rapidez e comodidade. Por todos estes aspetos, a inovação não passou despercebida aos olhos da organização da mostra tecnológica que aconteceu na passada sexta-feira em Aruba, na Venezuela, que elegeu a empresa portuguesa como a única entre 10 concorrentes internacionais com oportunidade de integrar o prestigiado certame.