O concurso, resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Vodafone, divide-se em quatro categorias: Smart Mobility (“Mobilidade Inteligente”), Smart Energy (“Energia Inteligente”), Smart Tourism (“Turismo Inteligente”) e Smart Living (“Vida Inteligente”).
Em todas estas categorias os concorrentes devem ter em conta o uso de redes de nova geração para alcançar a sustentabilidade das cidades, explica a Vodafone em comunicado enviado ao Boas Notícias.
Para além do prémio monetário de 10 mil euros, o vencedor do concurso terá a oportunidade de desenvolver o seu projeto nas instalações da incubadora Vodafone Power Lab, onde vai ter direito a formação, 'coaching', 'mentoring', entre outros apoios.
Existem, ainda, três menções honrosas que vão distinguir ideias nas categorias de Prémio do Público, Redes Nova Geração e Internet of Things. A primeira premiará o projeto mais votado pelo público, a segunda aquele que melhor explora o potencial das Redes de Nova Geração da Vodafone e a última será destinada ao trabalho que melhor enquadra as tendências de internet.
O BIG Smart Cities foi criado em 2013, e em dois anos, já envolveu mais de 10.000 pessoas e recebeu e mais de 300 candidaturas, das quais 35 foram convidadas para fazer parte do programa de pré-aceleração.
Atualmente, os vencedores das edições anteriores são empresas incubadas e que dão emprego a mais de 20 pessoas. O concurso foi criado no âmbito do Vodafone Power Lab, um programa de incentivo à inovação e apoio ao empreendedorismo.
O seu objetivo é fomentar a criação de novos projetos tecnológicos através de apoio financeiros, 'mentoring', workshops, formações, entre outras condições que incentivem o desenvolvimento empresarial.