A Fundação Gulbenkian vai financiar um espetáculo realizado por jovens somalis emigrantes que vai subir ao palco do Teatro Nacional do País de Gales, no Reino Unido. O projeto foi escolhido entre 62 propostas de todo o país.
O UK Branch, delegação do Reino Unido da Fundação Calouste Gulbenkian lançou este ano, pela primeira vez, aquela que é a maior distinção de artes performativas na Grã-Bretanha para a criação de uma nova produção de larga escala, que envolva a comunidade local
O financiamento ronda os 200 mil euros e o prémio deste ano foi atribuido à criação de um espetáculo com jovens artistas somalis nascidos no Reino Unido. Segundo o comunicado da Gulbenkian, os artistas terão dois anos para concretizar o espetáculo.
O espetáculo, “De Gabay”, terá lugar no bairro social de Butetown, junto às docas de Cardiff, e pretende dar uma imagem diferente da comunidade somali, identificada frequentemente com pirataria, guerra civil e violência.
Esta iniciativa proporciona “uma recriação poética de uma área urbana muito incompreendida e uma perspetiva sobre as vidas desconhecidas, esperanças e receios dos jovens somalis”, de acordo comunicado.
[Noticia sugerida por Sérgio Gonçalves]