O universo poético da professora, artista e escritora portuguesa vai ser homenageado através de uma sessão de leitura e de uma exposição, patente até ao próximo mês de Abril.
A exposição “Ana Hartherly: No Princípio está o Gesto” é inaugurada na próxima terça-feira, dia 26. A mostra contempla algumas das obras da artista cedidas pelo Museu do Chiado e pela escola de arte independente AR.CO.
A mostra inclui algumas produções inéditas de Ana Hartherly que vão estar expostas na Sala Garrett do teatro nacional de Lisboa. Os trabalhos podem ser vistos por todas as pessoas, até dia 28 de Abril, com entrada livre.
As obras da artista plástica serão acompanhadas pela exibição de um documentário sobre a sua carreira profissional. “Ana Hartherly – A mão inteligente” é uma produção de Luís Alves de Matos, onde o encenador aborda 40 anos da obra visual da artista e o seu percurso criativo.
Sessão de leitura com entrada livre
O ator e encenador Paulo Lages coordena esta leitura, de entrada livre, cuja seleção de textos é da responsabilidade da ensaísta e professora universitária Paula Mourão.
Interessa-se cedo pela estética barroca, aplicada ao canto lírico, mas é na poesia que constrói um percurso multifacetado. Ingressa em 1981 na carreira académica, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se detém na pesquisa sobre os processos de escrita, a sua decifração e visibilidade.
Clique AQUI para à programação do Teatro Nacional Dona Maria II.