Tem despertado a curiosidade da população e foi a solução encontrada por um taxista palestiano para fazer face à crise dos combustíveis. Monzel Al-Qasas construiu o primeiro carro elétrico de Gaza, feito inteiramente à mão e a partir de materiais rec
Tem despertado a curiosidade da população e foi a solução encontrada por um taxista palestiano para fazer face à crise dos combustíveis. Monzel Al-Qasas construiu o primeiro carro elétrico de Gaza, feito inteiramente à mão e a partir de materiais reciclados.
“Pensei em fazer um veículo que se adaptasse às nossas circunstâncias, em especial com a crise dos combustíveis que obriga as pessoas a esperar horas ou dias em frente aos postos de abastecimento ou pagar enormes quantias por gasolina no mercado negro”, disse o inventor, de 32 anos, à AFP.
A contrução do carro custou a Al-Qasas cerca de 800 euros e demorou vários meses. O veículo, construído em madeira e cujas rodas foram retiradas de um carrinho de mão e adaptadas pelo taxista, possui um novo sistema: “é controlado pelas mãos e pelas pernas, o que permite a pessoas com problemas de mobilidade ou deficiência utilizá-lo”, explicou.
Al-Qasas, que possui uma licenciatura em Ciência Política que nunca utilizou, confessou ainda à AFP que tem várias outras ideias que gostaria de por em prática. “A minha situação financeira é um verdadeiro obstáculo aos meus sonhos”, admitiu, acrescentando que “sonha melhorar este carro e fazê-lo funcionar a energia solar”.
“Podia fazê-lo, mas não tenho dinheiro para isso”, lamentou. Para já, Al-Qasas poderá circular mais facilmente pela região – embora também mais lentamente. Isto porque o veículo, que precisa de carregar durante cinco horas, atinge uma velocidade máxima de 19 quilómetros por hora.
Entretanto, este empreendedor palestiano está já a trabalhar numa nova ideia: o desenvolvimento de um novo comando de televisão para pessoas paralisadas, que poderá ser controlado pela língua do utilizador.