A Fundação Irene Rolo, em Tavira, inaugurou, esta semana, uma sala inovadora de terapia multissensorial que vai permitir tratar pessoas com deficiência e incapacidades, de diferentes grupos etários.
A Fundação Irene Rolo, em Tavira, inaugurou, esta semana, uma sala inovadora de terapia multissensorial que vai permitir tratar pessoas com deficiência e problemas neuro-motores ou cognitivos, de diferentes grupos etários.
Através de terapias de estimulação sensorial, a sala Snoezelen proporciona relaxamento e bem-estar a pessoas com necessidades especiais, recorrendo ao uso de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada, dos efeitos da música, sons, luz e estimulação táctil.
A sala Snoezelen, inaugurada com apoio da Fundação Vodafone, aplica um conceito que vem das palavras holandesas SNUFFELEN (cheirar) e DOEZELEN (relaxar).
Uma das principais vantagens desta terapia reside no facto de não depender da comunicação verbal, podendo proporcionar estímulos a pessoas que de outra forma não seriam alcançadas.
Esta sala está equipada com equipamento específico para pessoas com limitações neuro-motoras e cognitivas que aqui podem usufruir de diferentes estações de terapia, nomeadamente colunas de água, fibras óticas, plataformas almofadadas, cama de água, baloiço e projetor de jogos de luz e de cor.
Software terapêutico com 40 atividades
O espaço está ainda equipado com um computador de interface táctil e um software adequado a unidades de multideficiência, que inclui cerca de 40 atividades para o desenvolvimento de diferentes capacidades através, por exemplo, da experimentação da relação causa-efeito ou do controlo preciso do ponteiro do rato.
A sala Snoezelen vai permitir que os utentes da Fundação Irene Rolo, assim como de outras Instituições do concelho de Tavira com as quais esta entidade celebre protocolo, possam usufruir de sessões de terapia devidamente acompanhados por técnicos especialistas.
Comentários
comentários