As tarifas de roaming na União Europeia vão ficar mais baratas já a partir da próxima segunda-feira. Segundo os dados, algumas descidas chegam mesmo aos 91%, de forma a respeitar os novos tetos impostos pela Comissão Europeia.
As tarifas de roaming na União Europeia vão ficar mais baratas já a partir da próxima segunda-feira. Também o acesso à internet, via telemóvel, será mais barato, com descidas superiores a 35 por cento.
Nas chamadas por voz, os preços caem 17%, passando cada minuto a ter um custo de 24 cêntimos. Quanto às chamadas recebidas, o teto máximo fixado pela CE fixa-se nos 7 cêntimos, ou seja, menos 12,5%.
Relativamente às SMS, o envio de mensagens passa a ser cobrado a oito cêntimos, 11% a menos do que a tarifa atual. A todos os valores acresce, no entanto, o valor do IVA.
Quanto à navegação na internet ou 'downloads' através do telemóvel, em roaming, passará a ser taxada a 45 cêntimos por megabyte consumido. Estas tarifas traduzem uma redução de preços de 36% sendo que, em 2014, deverão baixar para os 20 cêntimos.
As descidas nos preços do roaming têm vindo a ser impostas pela Comissão Europeia de forma gradual. As primeiras medidas obrigaram, desde logo, as operadoras a reduzir os preços das comunicações móveis por voz, seguindo-se uma regulação nos preços das comunicações de dados.
A partir de então, as operadoras foram obrigadas a aceitar os novos tetos máximos nos preços a cobrar ao consumidor, em ambas as áreas (voz e dados).
Preços baixaram mais de 80% desde 2007
Segundo o comunicado de imprensa da Comissão Europeia, desde que entraram em vigor, em 2007, as diretrizes europeias para o roaming permitiram uma redução superior a 80% nos preços das chamadas, SMS e dados. No mesmo período, o volume de dados móveis gerados em roaming cresceu mais de 600%.
Vale no entanto a pena sublinhar que no final do ano passado um estudo europeu mostrava que as comunicações móveis em roaming na União Europeia tinham já valores abaixo dos tetos fixados pela UE.
Clique AQUI para conhecer as tabela de eurotarifas atuais da Comissão Europeia para comunicações em roaming.
Notícia sugerida por Maria Pandina