“Homenagem” é o nome da exposição que reúne 16 peças de tapeçaria inspiradas em obras de Nadir Afonso, Cruzeiro Seixas, Júlio Resende e Fernando Lanhas.
Nesta exposição há três peças de Júlio Resende, cinco peças de Nadir Afonso e sete de Cruzeiro Seixas, pertencentes à coleção da própria Manufatura ou a coleções de particulares ou instituições.
De Fernando Lanhas, há apenas uma obra presente, que pelas dimensões (seis metros por quatro e meio), se faz representar pela serigrafia original que a inspirou, o desenho de tecelagem em tamanho real, e uma fotografia do interior da igreja onde se encontra – em Santo Ovídio, Gaia.
“Pretendemos com esta exposição fazer uma homenagem a quatro artistas que trabalharam connosco e que são de uma geração que está a acabar. Todos eles fizeram tapeçarias, uns mais que outros, uns há mais tempo e outros há menos, mas quisemos uni-los nesta exposição, porque a maneira que temos de homenageá-los é através das peças em que trabalhámos com eles”, disse à agência Lusa a diretora da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, Vera Fino.
No catálogo da mostra podem consultar-se pequenas entrevistas com os quatro artistas, que ilustram “a relação que eles tiveram com a tapeçaria, a memória que guardam dessa experiência e o que ela representou na vida deles e no seu percurso artístico”, explicou Vera Fino.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 30 de julho na Galeria de Arte Moderna Pintor Fernando de Azevedo, recentemente inaugurada no edifício da Sociedade Nacional de Belas Artes.