A partir deste sábado e até ao próximo dia 10 de Março, a tapeçaria de Portalegre, símbolo da cidade alentejana, vai estar em destaque numa exposição na mítica Avenida Paulista, em São Paulo, no Brasil.
A partir deste sábado e até ao próximo dia 10 de Março, a tapeçaria de Portalegre, símbolo da cidade alentejana, vai estar em destaque numa exposição no Centro Cultural FIESP, na mítica Avenida Paulista, em São Paulo, no Brasil. A mostra insere-se nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil.
De acordo com a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a exposição inédita dedicada a esta arte milenar reúne, pela primeira vez, no Brasil, 48 tapeçarias de Portalegre, região conhecida pelas suas tapeçarias murais decorativas que reproduzem obras de pintores famosos por meio de uma técnica manual.
No âmbito da mostra, batizada “A Arte da Tapeçaria – Tradição e Modernidade”, o público poderá ver nos murais obras de 39 artistas contemporâneos consagrados, entre os quais Almada Negreiros, Júlio Pomar, Eduardo Nery, Le Corbusier, Vieira da Silva, Vik Muniz, Álvaro Siza, Arpad Szenes ou Joana de Vasconcelos, entre outros.
Além de apreciar este tipo peculiar de tapeçarias portuguesas, de grande valor histórico e artístico e consideradas por Jean Lurçat, renovador dessa arte no século XX, as melhores do mundo, o público poderá também descobrir como são produzidas estas obras nos teares de Portalegre.
Para conseguirem aproximá-las ao máximo dos desenhos originais, os artesãos contam com mais de 7 mil cores em lã, que combinam entre si e escolhem criteriosamente para manter a fidelidade às obras de arte.
A exposição “A Arte da Tapeçaria – Tradição e Modernidade” é uma iniciativa do Sesi-SP em parceria com a Espírito Santo Cultura, do Rio de Janeiro, e a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, fundada em 1946 e que marcou a viragem na história da tapeçaria mundial.
[Notícia sugerida por David Ferreira]