A Taiwan Tower, uma gigantesca estrutura em metal que terá a altura da Torre Eiffel, é um projeto do arquiteto Sou Fujimoto, que venceu a competição internacional de torres de Taiwan, ganhando a possibilidade de concretizar a sua proposta.
Esta torre, que se situará no centro de um parque urbano, reflete a filosofia do autor, que sonha criar um “Oásis do século XXI”, isto é, um modelo de arquitetura ecológica a seguir pelas gerações futuras.
O projeto em questão é composto por dois elementos principais: a enorme estrutura metálica e o terraço, onde ficará o jardim, que “flutuará” 300 metros acima de Taiwan e representará “a riqueza natural e a beleza da Ilha Formosa”, explica o Arch Daily.
Tudo será suportado por gigantescas colunas, que se pretende que sejam suficientemente fortes para resistir ao vento lateral e a catástrofes naturais como sismos.
Este “oásis” citadino baseia-se na utilização de energias renováveis através, por exemplo, de um telhado ecológico, do aproveitamento da água das chuvas e de painéis solares, bem como de turbinas eólicas.
De acordo com o mentor do projeto, a torre será construída com o intuito de se “misturar” na Natureza, sem ser agressiva para com ela, e estar constantemente em mudança, à semelhança do povo de Taiwan.