Em maio do ano passado, numa das suas viagens, por se ter distraído enquanto escolhia as melhores hashtags para a publicação de uma fotografia da paisagem, um jovem português perdeu o comboio e por isso decidiu criar uma aplicação, em conjunto com um seu amigo, com a finalidade de evitar perder tempo na escolha das melhores hashtags para as suas publicações no Instagram. Hashtags são uma das funcionalidades permitidas em muitas das redes sociais, e podem ser utilizadas tanto por pessoas, como por marcas para aumentar a audiência das suas publicações, e assim obter mais seguidores.
Estes jovens, que já haviam trabalhado juntos numa outra aplicação, que foi vencedora de um concurso europeu de aplicações móveis, lançaram assim o Tagzam. O Tagzam é uma ferramenta que, recorrendo ao reconhecimento de imagem, sugere as melhores hashtags para cada uma das fotografias, potenciando assim o alcance das publicações e simplificado o processo de publicação.
Está ferramenta revolucionária apenas necessita de receber a fotografia e devolve ao utilizador as hashtags que melhor encaixam na fotografia, assim como sugere hashtags que potenciam o alcance das publicações. Para evitar que se percam mais comboios existe ainda o “lazy mode” que escolhe 30 hashtags automaticamente, possibilitando assim publicar a foto em menos de 30 segundos devidamente tagada. O tagzam é uma ferramenta optimizada para o Instagram, mas pode ser usada em qualquer outra rede social que use hashtags, tal como o Facebook.