Intitulado “Walking Memory”, o guia em formato de mp3 é lançado por ocasião das comemorações dos duzentos anos das Linhas de Torres, com o intuito de promover e valorizar o património que constitui este sistema defensivo criado durante as invasões francesas.
“O grande objetivo é dotar os visitantes de um instrumento que facilita o conhecimento e a visita do património das Linhas de Torres”, disse à agência Lusa a vereadora da cultura, Ana Umbelino, acrescentando que “a ideia é que as pessoas possam autonomamente construir o seu percurso e visitar os fortes, através de tecnologias mais apetecíveis ao público”.
Ao ouvir o mp3, o visitante tem acesso a informação relativa aos vários fortes, estradas militares e outros monumentos, assim como a dados históricos, relatos de figuras históricas locais sobre os acontecimentos e até explicações sobre expressões do quotidiano originárias daquele período histórico, como “ir para o maneta” ou “ficar a ver navios”.
Além de fácil de transportar, o áudio guia – que pode ser levantado no posto de turismo ou no museu municipal de Torres Vedras – permite que o visitante efetue a visita ao seu ritmo, podendo interromper as explicações para parar nos estabelecimentos comerciais ou desfrutar da paisagem.
Estão disponíveis versões áudio em português, francês, espanhol e inglês, a pensar nos turistas que poderão visitar o concelho. Os conteúdos áudio estarão também disponíveis na página web do municipio, para que qualquer cidadão os possa descarregar para o seu mp3.
As Linhas de Torres designam o conjunto das 152 fortificações construídas sob a orientação do general inglês Wellington, comandante das tropas luso-britânicas no período das invasões francesas, para defender Lisboa das tropas napoleónicas.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]