A Web Summit tem trabalhado em estreita colaboração com as Nações Unidas para que o evento de 2018 contribua para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Paddy Cosgrave, Cofundador e CEO da Web Summit afirma que “A Web Summit não pode estar apenas na vanguarda do desenvolvimento e das descobertas do mundo, precisa também de tomar a dianteira no encontrar de soluções para os maiores desafios que o planeta enfrenta. É com orgulho que anunciamos o nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas “.
Desenvolvidas com parceiros, patrocinadores, oradores e muitos outros que participam na maior conferência tecnológica do mundo, estas são as principais iniciativas que fazem do Web Summit 2018 o evento mais sustentável até o momento.
Garrafas reutilizáveis e catering sustentável
Em concordância com os ODS de Produção e Consumo Responsáveis da ONU, o Web Summit 2018 assegura que todas as empresas de catering usarão talheres e louças biodegradáveis ou recicláveis. Em colaboração com a Fundação Miripuri e com a iniciativa “turn the tide on plastic” (virar a maré ao plástico), o Web Summit distribuirá 30 mil garrafas reutilizáveis durante o evento.
Mobiliário sustentável em parceria com a IKEA
Além das metas de Produção e Consumo Responsáveis, a Web Summit desenvolveu uma parceria com a IKEA que garante que os móveis usados na conferência deste ano possam ser reutilizados, reutilizados ou reciclados.
Combater o desperdício alimentar e colaborar para os objetivos de Fome Zero da ONU
A Web Summit fez também uma parceria com a empresa portuguesa Zero Desperdício, com vista a garantir que todo o excesso de comida proveniente da conferência será distribuído aos que precisam na cidade de Lisboa.
Carbono Zero com a plantação de 70.000 árvores em parceria com a Ecosia
Com vista a atingir a neutralidade carbónica, a Web Summit fez uma parceria com a empresa alemã de sustentabilidade Ecosia.org, através da qual plantará uma árvore por cada participante. Estas árvores serão estrategicamente plantadas no âmbito de projetos de regeneração de ecossistemas, com o objetivo de apoiar a biodiversidade e a economia locais.
Apoio às mulheres na comunidade tecnológica, lutando pela igualdade de género
Desde o seu início, a Web Summit assumiu o compromisso de aumentar o número de mulheres na comunidade tecnológica. Para o conseguir, em 2016, ofereceu 10 mil bilhetes com desconto, número que subiu para 14 mil em 2017, oferecendo um total de 25 mil bilhetes nos seus eventos em todo o mundo. Além dos eventos, a Web Summit continuará a envolver-se com o rápido crescimento do número de mulheres na comunidade tecnológica, que conta já com mais de 11.000 membros.
Aumentar o número de mulheres na comunidade tecnológica através de parcerias com a booking.com e a IBM
Em colaboração com a IBM, a Web Summit vai organizar um almoço exclusivo para mulheres na área tecnológica, e disponibilizará, com a Booking.com, um lounge dedicado às mulheres, com várias sessões de mentoring e mesas redondas.
Acolher indústrias inovadoras e start-ups dedicadas às infraestruturas no cenário tecnológico
No passado, a Web Summit teve startups como a WEDOTECH e a BABLE como expositores. Na edição deste ano, a Web Summit acolhe e convida outros pioneiros do setor. Entre eles encontram-se a Compare Your Footprint, a primeira calculadora inteligente de carbono online, e a Energi Mine, uma start-up que usa conhecimento adquirido e inteligência artificial para negociar e gerir energia.
Compromisso com a educação de qualidade na esfera da tecnologia
Nesta edição, a Web Summit apostou em muito na qualidade dos conteúdos do Fórum e do palco planet : tech, reunindo os líderes mais importantes na discussão dos ODS da ONU. O conteúdo destes palcos estarão acessíveis a todos os que assim o desejarem, com vista a que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, possa fazer parte da discussão. Ainda, a Web Summit acolherá um vasto número de workshops dedicados à liderança para os pensamentos social e ambiental.