Já chegou ao mercado o primeiro 'tablet' da Microsoft. Lançado em Outubro, o Surface quer concorrer diretamente com o iPad e os tablets Android do mercado. O preço do modelo mais básico ronda os 500 euros.
Já chegou ao mercado o primeiro 'tablet' da Microsoft. Lançado em Outubro, o Surface quer concorrer diretamente com o iPad e os 'tablets' Android do mercado. O preço do modelo mais básico ronda os 500 euros.
Com um peso inferior a 700 gramas (676 g) e uma espessura de 9,33 mm, o primeiro Surface do mercado – conhecido como Surface RT – pode ser adquirido com uma memória de 32 Gb ou 64 Gb, tem uma porta USB 2.0, microfone e vem com o Office instalado. Este primeiro modelo tem um processador da ARM e uma versão do Windows denominada Windows RT.
A próxima versão do Surface, que deverá ser lançada em Janeiro, já funciona com o Windows 8 Pro e está equipado com chips Core da Intel de 3ª geração. A versão Windows 8 terá também a vantagem de ter uma memória de 64 Gb ou 128 Gb embora seja um pouco mais pesado (903 g) e mais espesso (13,5 mm).
Quanto aos preços avançados pela Microsoft, a versão mais básica do Surface (de 32Gb e sem teclado) está a ser comercializada por 499 euros, o que representa um preço mais acessível do que o seu concorrente mais direto, já que o novo iPad em versão de 32GB tem um custo de 599 euros.
Ambos os modelos têm um ecrã de 10,6 polegadas Full HD e partilham o material de fabrico exterior, feito de VaporMg, que combina vários materiais (metal e outras partículas) para dar um acabamento mais suave e ao mesmo tempo garantir leveza e resistência ao equipamento.
As capas têm um sistema de suporte e um teclado opcional extrafino (disponível em diversas cores por um custo de 100 euros) que faz com que o 'tablet' se transforme rapidamente num notebook.
O Surface já começou a ser vendido nos EUA e em mais sete países (entre eles o Reino Unido, a França e a Alemanha) e as pré-reservas online esgotaram rapidamente. A data da comercialização em Portugal ainda não foi anunciada.