Tiago 'Saca' Pires é o grande vencedor da prova Islas Canarias Santa Pro, evento que o surfista da Ericeira dominou do princípio ao fim e onde repetiu a maior vitória na sua carreira quando venceu o Buondi Billabong Pro em Ribeira D'Ilhas (2005).
Esta sexta-feira, 'Saca' começou o dia com um triunfo sobre o francês Adrien Toyon. Nos “quartos” voltou a vencer outro surfista francês, Marc Lacomare.
Nas meias-finais, o surfista atingiu o máximo do seu potencial eliminando o brasileiro Willian Cardoso, depois de fazer 19,73 pontos (em 20 possíveis), naquele que foi o melhor score de todo o evento. Nesse mesmo heat conseguiu alcançar as duas melhores ondas do campeonato, 9,90 e 9,83.
Na final da prova, o surfista português derrotou o americano Gabe Kling com um score de 16.53, com 'sets' marcados por ondas de um metro. Este resultado coloca Tiago Pires dentro da zona de (re)qualificação para o World Tour de 2013, num momento em que precisava com urgência de um resultado impulsionador.
Saca, de 32 anos, igualou assim o maior feito da carreira, depois de ter vencido em 2005 o Buondi Billabong Pro, 6 estrelas que se disputou na Ericeira.
O próximo evento para o português é o O'Neill Coldwater Classic, em Santa Cruz, 9º evento da World Tour, que começa já no próximo dia 1 de Novembro.
'Saca' deu ainda um contributo para o resultado do luso-alemão Marlon Lipke que, neste último evento do WQS na Europa, garantiu o título de campeão europeu de 2012, depois de Tiago Pires ter eliminado alguns dos seus rivais mais diretos.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da final no site da ASP World Tour.