Uma vez mais a Ericeira volta a estar nas bocas do mundo devido às suas condições de excelência para o surf. A CNN acaba de eleger a vila portuguesa como um dos quatro melhores destinos mundiais para a prática da modalidade.
Uma vez mais a Ericeira volta a estar nas bocas do mundo devido às suas condições de excelência para o surf. A cadeia informativa norte-americana CNN acaba de eleger a vila portuguesa como um dos quatro melhores destinos mundiais para a prática da modalidade – até para aqueles que não 'surfam'.
Grandes ondas, muito sol, peixe fresco e praias relaxantes. São estes os elementos em que a CNN baseou as suas quatro escolhas e que a Ericeira tem em comum, afirma a CNN, com a região de Montañita, no Equador, o arquipélago brasileiro Fernando de Noronha ou a vila pesqueira de Troncones, no México.
Num artigo publicado na passada sexta-feira, Jordan Rane, cronista habitual da CNN Travel e do Los Angeles Times, escreve que a vila portuguesa é um espaço de comunhão entre pescadores lusitanos, campeões internacionais de surf, proprietários de uma segunda casa na Europa e viajantes que também já passaram por Espanha e pela Grécia.
A sua fama, defende Rane, deve-se ao facto de se tratar “de um dos destinos de topo para o surf a nível Europeu” e de um local que acolhe frequentemente o campeonato mundial internacional daquela modalidade.
Além disso, a vila pesqueira, “a meia hora de distância de Lisboa”, é uma “das mais doces zonas balneares em qualquer um dos lados do Atlântico” graças “às suas ruas pavimentadas com paralelípipedos e as suas casas iluminadas pelo sol”.
“Ondas perfeitas” de Ribeira d'Ilhas merecem destaque
De acordo com Jordan Rane, “a Ericeira não é propriamente um segredo na atualidade, em especial em Julho e Agosto, quando uma parcela significativa de indivíduos 'jovens para sempre' ali se juntam para trabalhar para o bronze, degustar uma lagosta fresca, dançar na discoteca Ouriço (a segunda mais antiga de Portuga) e apanhar umas ondas”.
Ainda assim, o cronista afirma que vale sempre a pena passar pela vila portuguesa para “experimentar as ondas perfeitas da praia de Ribeira d'Ilhas”, o “break” mais conhecido da área, na zona norte da Ericeira, onde os “swells” ultrapassam os 3,6 metros de altura e onde decorrem os campeonatos mundiais deste desporto.
Em alternativa, os menos experientes podem ir até à praia da Foz de Lizandro para algumas aulas dadas por organizações locais, como a Rapture Surf Camp. Em qualquer dos casos, convém não deixar de reservar um bom hotel (como o Vila Galé Ericeira, sugere o norte-americano). “Depois de um dia a surfar as ondas da Ericeira, vai precisar de um”, conclui Rane.
Clique AQUI para aceder ao artigo completo publicado na CNN (em inglês).
[Notícia sugerida por Escapadelas®]