Na praia da Baía de Espinho, um evento de surf vai levar até ao local cerca de 300 atletas e 20.000 espetadores, de 14 a 29 de Junho.
Na praia da Baía de Espinho, um evento de surf vai levar até ao local cerca de 300 atletas e 20.000 espetadores, de 14 a 29 de Junho. O acontecimento vai corresponder a um impacto de 2 milhões de euros para economia local e impulsionar a imagem da cidade como destino de eleição para a prática da modalidade.
Esta é a primeira vez que a praia da Baía, em Espinho, é eleita para a acolher uma etapa do campeonato Pro Junior Europeu, que decorrerá em simultâneo com o Circuito de Surf do Norte e o Pro Junior Nacional. No total, os três eventos vão juntar, na mesma localidade, cerca de 300 surfistas e milhares de espetadores.
As perspetivas de Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho, são de que, durante os 15 dias de eventos, a cidade receba à volta de 20.000 visitantes, o que pode corresponder a um “retorno de entre 1,5 a 2 milhões de euros para a economia local”, assim como um setor hoteleiro esgotado.
Igualmente prevista está a elevada procura da restauração, do comércio de proximidade, da feira semanal e do mercado diário. Para o autarca, Espinho tem “a melhor praia” e a “onda perfeita” do Norte de Portugal para a prática de surf durante todo o ano, aliados a uma costa urbana e de fácil acessibilidade, que tornam a cidade um destino priveligiado para a realização de eventos.
“O nosso próximo objetivo é chegar às etapas seniores dos campeonatos mundiais de surf”, adiantou Pinto Moreira para quem “não se pode desperdiçar este capital da cidade que é o mar”.
Notícia sugerida por Maria da Luz