A prova açoriana, que decorre de 10 a 15 de Agosto, é a única do país com o Estatuto Prime no calendário do WQS Mundial. Será assim a primeira prova alguma vez realizada em Portugal com este estatuto, atribuído pela Association of Surfing Professionals (ASP – a entidade que rege o surf profissional em todo o mundo), um atestado de qualidade ao evento e garantia de boas ondas para os surfistas.
A lista de inscritos para a prova açoriana, a contar para o Circuito Mundial de Qualificação, integra mais sete surfistas que disputam o principal Circuito Mundial, entre os quais Brett Simpson (24.º), Travis Logie (30.º) e Neco Padaratz (33.º).
As ondas do mar dos Açores vão também contar com o campeão português João Guedes, o tricampeão mundial Tom Curren, e o ex-vice-campeão do mundo Luke Egan, que receberam os “wildcards” (convites) entregues pela organização da prova.
O Billabong Azores Islands Pro 2010 será também a sétima etapa (de nove, no total) do circuito mundial de surf feminino de qualificação, com seis estrelas de pontuação.