O troféu da Supertaça Cândido de Oliveira, desenhado pelo designer e professor universitário português Nuno Martins, acaba de ser premiado pela prestigiada editora norte-americana Graphis com um "Graphis Gold Award 2014".
O troféu da Supertaça Cândido de Oliveira, desenhado pelo designer e professor universitário português Nuno Martins, acaba de ser premiado pela prestigiada editora norte-americana Graphis com um “Graphis Gold Award 2014”, o segundo galardão mais importante atribuído pelo grupo que está em atividade desde 1944.
A notícia é avançada, em comunicado, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que revela que “a publicação valorizou a inovação e o arrojo da peça, que foi apresentada durante a última edição da Supertaça” e cuja produção é da responsabilidade da Vista Alegre Atlantis (cristal) e da empresa Domingos Guedes Lda. (metais).
A FPF explica que o troféu “representa, na essência, um jogo de campeões, uma superfinal entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal”, sendo composto “por duas peças em prata ligadas unicamente pelo cristal, a única parte simétrica”.
“O cristal simboliza o espírito Cândido de Oliveira, associado ao 'fair-play', à espetacularidade do jogo – estando gravadas, no topo, as movimentações dos jogadores -, e à luta pela conquista do título, identificada pelas linhas douradas que abraçam as cinco quinas nacionais”, descreve o organismo máximo do futebol português.
Segundo a FPF, “a peça de prata do lado direito, de maior escala, representa o vencedor final, ficando à esquerda o vencido”. Da junção destas duas peças resulta uma cruz de cristo, símbolo da “última cruzada”, da “conquista final”, ideia que tem como objetivo “criar uma analogia com as conquistas do País, “remetendo-se para um período importante da história” nacional.
O troféu tem ainda no verso a lista de todos os detentores da Supertaça à qual se acrescentará, anualmente, através de gravação, o nome de um novo clube, conclui a FPF.
Recorde-se que, este ano, a Supertaça Cândido de Oliveira será disputada pelo SL Benfica (campeão nacional e vencedor da Taça) e pelo Rio Ave FC (finalista vencido da Taça de Portugal) no Estádio Municipal de Aveiro no próximo dia 10 de Agosto.