A disputa pelo título do preço mais baixo continua acesa. O Continente recuperou, na vaga de outubro, o título de campeão dos preços baixos, que pertencia ao Jumbo. Para uma família que gasta 150 euros por mês no supermercado, a poupança anual pode ultrapassar os 200 euros em Lisboa, Porto, Leiria e Braga.
Na última atualização do estudo, as marcas Continente e Continente Modelo voltaram aos primeiros lugares do ranking, seguidas pelo Jumbo, que ocupa a terceira posição.
Lisboa, Porto, Leiria e Braga são, agora, os distritos onde se conseguem poupanças mais significativas. Uma família que gaste 150 euros por mês no supermercado consegue poupanças anuais acima dos 200 euros escolhendo o supermercado mais barato nestes distritos. Já uma família que gaste 400 euros mensais no supermercado pode obter, num ano, poupanças acima dos 500 euros nas lojas mais baratas.
Esta nova vaga do estudo a supermercados incide sobre um cabaz de 141 produtos que incluem marcas de fabricantes e marcas próprias de gama média de cada uma das lojas. Continente e Continente Modelo obtêm o índice 100, que corresponde à cadeia mais barata. O Jumbo segue logo atrás, com índice 101, o que significa que o mesmo cabaz de produtos custa mais 1 por cento do que na cadeia mais barata.
Mais distantes estão as restantes marcas. O Pingo Doce sobe uma posição no ranking, face ao estudo publicado em julho, e ocupa agora a quarta posição, com o índice 108. Já o Lidl desce para sexto lugar, com o índice 110.
Continente Modelo destaca-se na Madeira
Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo confirmam a extensão da política de preços baixos do grupo Sonae às regiões autónomas. À semelhança do que já acontecera no ano passado, os supermercados Continente Modelo lideram o ranking das cadeias mais baixas nestas cidades, destronando o Pingo Doce no Funchal e os supermercados Spar em Ponta Delgada. Mas em Angra do Heroísmo não se consegue distanciar do Guarita.
Encontre o mais barato da sua região
O ranking das cadeias mais baratas não reflete a realidade de todas as localidades do país, nem de todas as famílias. Para descobrir o supermercado mais barato da sua região, basta utilizar o simulador. Selecione o seu distrito e concelho. Pode ainda afinar a pesquisa com os cabazes mais utilizados nas suas compras, entre mercearia, fruta e legumes, carne, peixe, laticínios, bebidas, congelados, higiene pessoal e limpeza da casa.
Para esta atualização do estudo, visitámos 560 lojas, entre os meses de maio e julho, e recolhemos 106 190 preços. Não considerámos descontos em cartão, nem promoções condicionadas à compra de outros produtos. Apenas analisámos cadeias que figurem em, pelo menos, dez distritos.
Jumbo é o mais barato na internet
Algumas alterações também acontecem no meio do ranking das cadeias de lojas online mais baratas. O Jumbo continua a liderar, mas o Continente e o Intermarché são ultrapassados pelo El Corte Inglés, que ocupa agora a segunda posição nesta tabela, com o índice 102. O Continente é agora terceiro, embora mantendo o índice 106.
Fonte: Deco Proteste