Roché Van den Berg começou a converter os pneus gastos em joalharia, candeeiros, mobiliário e outros objetos decorativos. O que inicialmente era apenas um passatempo acabou por se tornar sério e, agora, a jovem artista apresenta ao público as suas obras numa exposição individual.
“Rubber, Recycle, Relove” é o nome da mostra, que inclui árvores com três metros de altura, cadeiras e espelhos, entre vários outros objetos, todos com a borracha como matéria-prima. As peças estarão em exibição até 28 de Outubro na 101 Dorp Gallery, em Stellenbosch, África do Sul.
Van den Berg explicou à revista sul-africana Visi que o seu objetivo é “usar o usado, retirar o material do seu contexto original e dar-lhe um novo propósito”. Isto porque acredita que os pneus velhos podem ser vistos como algo feio e sem valor mas podem, em alternativa, ser encarados sob a perspetiva de algo que pode tornar-se bonito e útil novamente.
Roché Van den Berg não é a primeira artista no país a mostrar preocupações ambientais. Na verdade, a jovem faz parte de uma nova geração de designers empenhada na utilização de materiais locais e sustentáveis e na realização de projetos de ecodesign.
Clique AQUI para ver mais obras de Roché Van den Berg.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]