"Protege o próximo e a ti mesmo" é o lema da campanha lançada por um grupo de paróquias católicas de Lucerne, na Suíça, e que incluiu a distribuição de três mil preservativos gratuitamente a adolescentes. O objetivo é alertar os jovens para o pr
“Protege o próximo e a ti mesmo” é o lema da campanha lançada por um grupo de paróquias católicas de Lucerne, na Suíça, e que incluiu a distribuição de três mil preservativos gratuitamente a adolescentes. O objetivo é alertar os jovens para o problema do HIV.Nas embalagens dos preservativos que foram distribuídos esta semana pelas paróquias, lê-se uma mensagem de tom cristão: “Esquecer é contagioso. Protege o próximo e a ti mesmo.”
A campanha tem como alvo adolescentes a partir dos 14 anos e promove palestras nas escolas sobre a SIDA, explicou Florian Flohr, porta-voz do programa. “Não se trata de promover a promiscuidade. Os preservativos são uma maneira de pôr as pessoas a pensar sobre o vírus HIV e a SIDA”, disse.
O Vaticano, no entanto, é historicamente contra o uso de qualquer tipo de contracepção, desde a pílula aos preservativos. O argumento da Igreja católica é que a abstinência sexual e a fidelidade no casamento são armas muito mais eficazes no combate à proliferação da SIDA.
Apesar da campanha, que terminou quarta-feira, ter decorrido numa pequena cidade de um pequeno país europeu, a iniciativa indica que há cada vez mais debate sobre como seguir um dos principais fundamentos do cristianismo.
[Notícia sugerida por Fernanda Gonçalves]