Um livro de contos na Avenida da Liberdade
A Freguesia de Santo António e a Chiado Editora desafiam os portugueses que passarem na Avenida da Liberdade a entregarem os seus contos originais num escritório móvel junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra. Os contos podem ser entregues entre as 9h e as 12h e 50 contos serão selecionados para integrar 1.000 exemplares de um livro que será produzido no local e distribuido, às 18 horas, gratuitamente.
Durante a tarde, no mesmo espaço, vão realizar-se diversas atividades literárias e workshops de Escrita Criativa, orientados por André Pereira do ateliê O Que Te Quero Dizer, cuja participação é gratuita.
Metro do Chiado com poesia
Em Lisboa, na Estação de Metro de PT Blue Station – Baixa-Chiado – há leitura de poesia para todos os que por ali passam.
Bertrand oferece 1000 livros
No dia Dia Mundial Do Livro a Bertrand vai largar 1000 livros por todo o país. “Esteja atento pois pode encontrar um saco Bertrand com um livro num banco de jardim, no comboio, numa praça…”, avisa a editora no seu Facebook.
À semelhança de anos anteriores, a Bertrand traz, durante toda a semana, bancas de livros para as ruas de Lisboa, nomeadamente, para a rua Anchieta, avenida de Roma e praça Duque de Saldanha.
Leya oferece 20 mil livros em Lisboa
Carris e Metro oferecem livros da LeYa
Ainda para festejar o Dia Mundial do Livro, a CARRIS e o METRO, em parceria com a LeYa, promovem a leitura junto dos seus clientes com a oferta de um livro. A iniciativa “leia mais, viaje mais” vai oferecer, ao longo de todo o dia, perto de 20 mil livros.
Goethe com várias atividades
Para celebrar o Dia Mundial da Livro, a biblioteca do Goethe-Institut preparou um programa variado para todos os visitantes incluindo mini-aulas de alemão, caças ao tesouro, feira do livro usado, visitas à biblioteca e outros passatempos. E para poder continuar a usufruir dos serviços da biblioteca, a inscrição neste dia é também gratuita.
Comboios com livros entre Oeiras e Algés.
O Município de Oeiras assinala este dia oferecendo livros, da parte da manhã, nas estações ferroviárias de Oeiras, de Paço de Arcos e de Algés.
Paralelamente, no percurso Oeiras – Algés – Oeiras, os utentes terão a companhia de diversos contadores de histórias que, lendo nas carruagens durante o percurso, recordam o Dia Mundial do Livro.
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, irá participar nesta atividade, oferecendo livros, na estação de Oeiras. Depois embarcará numa das carruagens, rumo a Algés, na companhia dos contadores de histórias.
Workshop e teatro na Biblioteca de Oeiras
As comemorações do Dia Mundial do Livro em Oeiras incluem ainda mais duas iniciativas na Biblioteca Municipal de Oeiras. Pelas 19:00, realiza-se o Workshop de culinária “Quando os livros nos inspiram a cozinhar”, com Isabel Zibaia Rafael e, pelas 21:30, o espetáculo “Quem quer ser Saramago?”, pela Associação Andante.
PORTO
Dia Mundial do Livro nas Bibliotecas Municipais
No Porto, decorre a terceira edição do TROQUE que decorre até 30 de Abril. As bancas para troca de livros, com o intuito de promover a troca de livros, vão estar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Museu Guerra Junqueiro, Museu Romântico, Museu do Vinho do Porto, Casa do Infante e no Gabinete do Munícipe.
AMI assinala Dia Mundial do Livro com ação solidária
Aproveitando a efeméride, a AMI vai realizar, no Porto, uma venda de livros solidária. O evento vai realizar-se no Passeio dos Clérigos, entre as 10h00 e as 23h00.
ALENTEJO E ALGARVE
Grândola vai ser palco da apresentação do primeiro romance do jornalista e subdiretor do Jornal de Negócios, Celso Filipe, amanhã dia 23 de Abril, no Cineteatro Grandolense. O livro irá ser apresentado por Vítor Matos, natural de Grândola e jornalista da área de Política, na revista sábado. A sessão de apresentação do livro, conta com a presença do autor e tem início marcado às 21h, no Cineteatro Grandolense.
Atividades para todas as idades em Beja
A Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago acolhe, dia 23 de Abril, várias iniciativas para comemorar o Dia Mundial do Livro. Para os mais novos, Ana Sofia Paiva e Letícia Lisefield apresentam, respetivamente, Fala Doce e Histórias Para Sair de Casa, às 18h00.
Pelas 21h00 haverá uma sessão pública com o Clube de Leitura da Biblioteca, seguida de uma conversa à volta do livro “Viagem ao Sul de Portugal”, de Diego Mesa. Às 22.30h, Ana Paula Figueira apresenta a obra do escritor Carlos Campaniço.
A terminar o dia, a partir das 23h00, Ana Sofia Paiva, contadora de histórias, e Jon Luz, músico cabo-verdiano, recontam e recantam memórias de mar, com o espetáculo “Moça do Mar”.
Biblioteca de Loulé apresenta livro 'Histórias de água na Boca'
Para celebrar o Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Loulé vai receber pelas 21h30, o espetáculo Histórias de água na boca, que irá ser levado a cabo pela contadora de histórias italiana, que vive em Portugal, Antonella Gilardi, que ' traz lembranças reconstruídas através de histórias, situações e atmosferas antigas, ligadas aos seus avós e pais, de um período em que se vivia de água na boca', pode ler-se no sítio da autarquia.