Depois de começar da pior maneira, logo aos cinco minutos com um golo livre, de Óscar [que os comentadores afirmam ter sido desviado por Sérgio Oliveira embora a Fifa não tenha assinalado], Portugal conseguiu igualar aos 09 minutos num golo de Alex após passe de Nelson Oliveira. Aos 59 minutos, Portugal liderava o marcador com um segundo golo de Nelson Oliveira.
Mesmo assim, o Brasil acabou por conseguir controlar o jogo, igualando o resultado com novo golo de Óscar aos 78 minutos. Na fase de prolongamento, quando a seleção das Quinas já acusava bastante cansaço, o brasileiro Óscar, a grande figura da final, voltou a golear, desta vez para a vitória, aos 111 minutos.
Melhor guarda-redes e segundo melhor jogador
Apesar da derrota, Portugal lutou até ao final e a equipa de Ilídio Vale ficou sem título mas caiu de pé. Fruto deste desempenho ao longo de todo o Mundial, Mika foi considerado o melhor guarda-redes da competição.
O guarda-redes, contratado esta época pelos “encarnados”, chegou à final sem qualquer golo sofrido, tento batido o recorde de minutos sem sofrer golos (575) da história da competição.
Na final, o ex-guarda-redes da União de Leiria, novo “Golden Glove”, sofreu três golos, mas ainda evitou outros.
Já o avançado português Nelson Oliveira foi eleito o segundo melhor jogador do Mundial de futebol de sub-20. Nelson, que perdeu na eleição para o brasileiro Henrique, terminou a prova com quatro golos, dos sete apontados pela equipa lusa.