É daquelas pessoas organizadas que, a duas semanas do Natal, já tem tudo comprado? Então, este artigo não é para si! É para os que andam na correria à procura de presentes de última hora.
É daquelas pessoas organizadas que, a duas semanas do Natal, já tem tudo comprado? Então, este artigo não é para si! É para os que andam na correria à procura de presentes de última hora. Como nesta época devemos ser solidários, ajudamos os lisboetas mais distraídos, como nós, a encontrar alguns sítios com boas ideias. Boas compras e boas festas!
As meias são rainhas!
Neste caso, são antes o Rei das Meias. Esta prenda ganhou má fama mas as meias são sempre um bom presente porque todos precisamos delas – é um facto. No Rei das Meias, um estabelecimento tão tradicional quanto a nossa necessidade, facilita a escolha. É o mundo de peúgas, com mais de 400 referências para homens, mulheres e criança, com cor, tamanhos variados e outros padrões. Há também para os pés mais frios e collants resistentes que não rasgam ao mínimo toque. Só não vale perdê-las na máquina de lavar!
Onde: No Largo Rafael Bordalo Pinheiro nº32, Lisboa.
OCUPA com peças de autor
Até dia 28 de Dezembro, numa das alas do Palácio Pombal, a loja itinerante OCUPA tem lugar reservado. Um espaço aberto ao público com uma seleção de 24 criadores, produtores e recolectores, que vão ter à venda os seus objetos de arte, design, moda e joalharia. Vantagem? Além de se descobrirem presentes diferentes, as peças são de autor (assinadas até) longe do caos das zonas comerciais.
Onde: Rua do Século, Lisboa.
Para o menino e para a menina, a Loja Quer
Cavalinho de madeira? Queremos. Trotinetas do tempo dos avós? Também queremos. Pista de carrinhos que nos fazem viajar à nostalgia? A Loja Quer e nós também continuamos a querer. Criatividade e alegria é o que se promete por aqui, onde a idade não conta. Apostamos que muitos ficaram com vontade de ter um brinquedo destes, até mais do que as crianças.
Onde: Na Rua da Escola Politécnica, n.º 82A, Lisboa.
Na fábrica das lojas ou como quem diz Chiado Factory
Está quase a fazer um ano que abriu, no coração de Lisboa, um espaço que oferece um maravilhoso universo de marcas e produtos de autor. A Chiado Factory está a vossa espera de portas abertas com presentes alternativos para oferecer. As marcas que dividem o espaço são na maioria nacionais, criteriosamente selecionadas, para um público exigente. Aqui, a grande vantagem é que se sai de lá com as compras todas feitas: é que há para todas as idades e géneros, gostos, formas e feitos e ainda, há espaço para a arte.
Onde: Rua da Misericórdia, 79
Livros de alfarrabista
Os livros em 2.ª mão estão na moda. Nos alfarrabistas encontra raridades, primeiras edições e livros manuseados quase como novos. Com a grande vantagem de que, pelo preço de um livro novo (à volta de 15 euros), pode oferecer um cabaz cheio de livrinhos. A prenda ideal para qualquer leitor voraz! Em Lisboa não faltam alfarrabistas mas sugerimos a visita ao novo espaço da Fyodor, no Chiado, com uma seleção de livros irrepreensível.
Onde: Rua do Loreto, n.º15, (sobreloja do Cinema Ideal).
Comentários
comentários