norte-americanos que se dirigem à sua base, em Brooklyn, Nova Iorque ou
às diversas cabines que dispõem em diversos estados dos EUA. Aí as
pessoas são convidadas a contar a sua história de vida para que fique
registada para a posteridade.
Desde 2003 que a StoryCorps recolhe e arquiva histórias orais relatadas por pessoas que têm algo a partilhar. Contabilizam já 30 mil entrevistas nas quais participaram mais de 60 mil pessoas. Cada conversa é gravada em CD e preservada no American Folklife Center na Biblioteca do Congresso para memória futura.
Todos os dias as histórias de vida são ouvidas na Morning Edition da rádio NPR e no site oficial da StoryCorps. A mais recente é a Carl McNair, que conta histórias de vida e sonhos partilhados com o seu irmão Ronald, um dos astronautas que morreu no desastre do Challenger há 25 anos.
Na base das conversas gravadas pela StoryCorps estão sempre duas pessoas que conversam e são importantes uma para a outra: um filho a perguntar à mãe sobre a sua infância; um imigrante a contar como veio para os EUA; ou um casal a contar como partilharam a vida de casados até ao último dia.
As histórias de coragem, humor, desafios e triunfos são ouvidas pelas vozes reais dos intervenientes, o que torna a experiência de ouvir ainda mais poderosa.
“Ao ouvirmo-nos atentamente uns aos outros, podemos ajudar a iluminar o verdadeiro caráter desta nação e relembrarmo-nos de quão precioso cada dia pode ser e como é verdadeiramente bom estarmos vivos”, explica Dave Isay, fundador da Story Corps.
Uma das vertentes deste projeto é a passagem das histórias para um formato de animação. “Danny e Annie” foi até agora o clip com mais visualizações no canal da StoryCorps no Youtube. Conta a história de amor entre os dois desenhados como personagens reais, como se apaixonaram,como partilharam a vida de casados, como envelheceram juntos e como viveram os últimos dias de Danny, que sofria de cancro.
Em “Q&A” podemos ouvir uma mãe e o filho de 12 anos com Síndrome de Asperger, um tipo de autismo, no qual os dois vão fazendo perguntas e respondendo um ao outro, “revelando uma relação bonita que nos relembra o melhor e o mais desafiante de se ser pai”.
Ao todo são cinco as animações de algumas das histórias que mais comoveram o público que as ouviu e que a Story Corps passou em formato de filme de animação. Pode ver dois deles nos vídeos abaixo ou no canal oficial no Youtube.