Organizado pelo Consórcio Inovstone, pelo Cluster dos Recursos Minerais e pela Assimagra, o Stone Innovation Fest vai reunir os principais parceiros do Setor dos Recursos Minerais, que terão oportunidade de partilhar as novidades do setor e de, também eles, ficarem a par dos mais recentes avanços na indústria 4.0.
O festival terá início com uma visita à exposição “Primeira Pedra”, que resulta de um projeto realizado em parceria com a Experimenta Design e Guta Moura Guedes, em Porto de Mós, e prosseguirá com uma visita às Grutas de Mira D ´Aire, que servirão de cenário para a apresentação do Projeto Mobilizador Inovstone 4.0 – Tecnologias Avançadas e Software para a Pedra Naturale daAcademia dos Recursos Minerais.
O projeto Inovstone 4.0 teve início em 2017 e tem estado a trabalhar no sentido de dinamizar o Setor das Rochas Ornamentais e a marca “pedra portuguesa”. Por sua vez, a Academia dos Recursos Minerais representa a forte aposta do setor na oferta académica, com o objetivo de serem desenvolvidas competências e qualificações adaptadas às necessidades atuais do Setor dos Recursos Minerais.
Em Portugal, o Setor das Rochas Ornamentais é o segundo em valor acrescentado bruto per capita e gera mais de 18 mil empregos diretos. A par disso, o Setor dos Recursos Minerais, nomeadamente a pedra, exporta todos os anos cerca de 390 milhões de euros. Até 2030, o setor espera aumentar esse valor para 1 bilião de euros.
O conteúdo Stone Innovation Fest destaca inovação no Setor dos Recursos Minerais aparece primeiro em i9 magazine.