A antiga fábrica têxtil de Santo Tirso foi recuperada pela autarquia local e transformou-se num Quarteirão Cultural que inaugura, esta quinta-feira, com um Seminário Internacional que se prolonga até dia 27 de Outubro. O programa inclui, entre outras iniciativas, conferências, workshops e visitas guiadas.
A Câmara Municipal de Santo Tirso tem liderado um processo de regeneração, aproveitando os instrumentos urbanos disponíveis para a concretização de alguns projetos estruturantes e indutores de transformação e qualificação territorial.
O Seminário Internacional “Quarteirões Culturais Experiências e Desafios” inscreve-se no quadro desta estratégia municipal que associa a operação de Revitalização e Qualificação das Frentes Ribeirinhas do rio Ave à reabilitação da Fábrica de Santo Thyrso, antiga fábrica têxtil, assumindo-a como um Quarteirão Cultural.
A Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso já está concluída e resulta de um investimento municipal de 2,2 milhões de euros. Com o investimento efetuado nesta aposta urbana, a autarquia espera fomentar o emprego combatendo um dos maiores flagelos da região do Vale do Ave onde a taxa de desemprego já chega aos 21 por cento.
O Seminário – que integra o lançamento da incubadora de negócios criativos, “Incubadora de Moda e Design” – será o primeiro ato público deste projeto e irá realizar-se na Nave Cultural.
Conferências, 'workshops' e visitas de estudo
O programa é diversificado, incluindo a realização de conferências (com oradores nacionais e internacionais), apresentações e discussão de estudos de caso internacionais, workshops temáticos e visitas de estudo.
Este evento é enriquecido ainda com outras iniciativas, tais como, exposições, desfile de moda e “after party”, destinadas a um público mais alargado, reforçando a atividade cultural da cidade.
Embora as incrições para o seminário já estejam encerradas quem não pode estar presente tem a possibilidade de assistir ao seminário em direto, através de 'streaming'. A entrada nas exposições, no entanto, é livre e ilimitada.
Clique AQUI para consultar o programa completo ou envie um email para inscricoes@seminarioquarteiroesculturais.pt para mais informações.