por redação
Steve McCurry, fotógrafo mundialmente reconhecido pelo retrato da menina afegã, que foi capa da revista “National Geographic”, visita o Porto e, ainda, a região do Douro.
O artista vem acompanhado por João Barbado, diretor da Barbado Gallery, e está a recolher material para uma exposição retrospetiva de fotografia, que deverá passar pelo Porto e terá expressão nacional e internacional.
Depois de ser eleita “Melhor Destino Europeu 2017”, a cidade do Porto volta a estar em destaque com a visita de um dos nomes mais emblemáticos do mundo da fotografia, que já venceu o Magazine Photographer of the Year e que já foi o fotógrafo do ano para a National Press Photographers Association e para a Royal Photographic Society’s Centenary.
Refira-se, ainda, os dois primeiros prémios que o artista arrecadou nos World Press Photo (em 1985 e em 1992).
Durante a viagem a Portugal, e além da cidade do Porto e da região do Douro, Steve McCurry passará por Fátima, por Évora, por Coimbra e pelas Aldeias do Seixo.
Oportunidade ímpar para captar a autenticidade do Norte de Portugal
Para Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte, “esta é uma excelente iniciativa para a cidade e para a região, uma vez que Steve McCurry não é apenas o autor de uma das fotografias mais icónicas da História, como é, ainda, um dos autores mais premiados de sempre”. “O facto da obra de Steve McCurry refletir um enorme fator humano, onde o contacto próximo com as pessoas é constante, faz com que aguardemos com expetativa redobrada os resultados desta visita a um local tão autêntico como o Norte de Portugal”, confidencia o responsável.
Filipe Ortigão Guimarães revela, igualmente, que “este é mais um sinal do enorme reconhecimento internacional do Porto e da região Norte de Portugal”. “Partilhar a nossa riqueza patrimonial, cultural e paisagística com alguém que já percorreu praticamente o mundo todo torna-se ainda mais especial e irá, seguramente, beneficiar a exposição internacional da região nas galerias de todo o mundo onde irá estar presente a obra de McCurry”, conclui o diretor executivo da ATP.