Uma startup portuguesa foi selecionada para participar na edição deste ano do Amsterdam Light Festival, a acontecer entre 27 de Novembro de 2014 e 18 de Janeiro de 2015, na Holanda.
Uma startup portuguesa foi selecionada para participar na edição deste ano do Amsterdam Light Festival, a acontecer entre 27 de Novembro de 2014 e 18 de Janeiro de 2015, na Holanda. O projeto luso foi escolhido entre um total de 260, de 32 países diferentes, para iluminar um jardim da capital holandesa.
Incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a LIKEarchitects conquistou o reputado júri internacional do concurso, onde o tema era 'A Bright City'. Depois de selecionadas as 75 propostas finalistas, a escolha acabou por recair sobre 33 obras de arte de luz para dois circuitos escolhidos pelo Festival: o Water Colors, de barco, e o Illuminade, a pé.
Depois de projetos como Frozen Trees, no Rossio, em Lisboa, no Natal de 2011, e da instalação de Constell.ation, nos Jardins do Palácio de Belém, na mesma época festiva de 2013, os portugueses vão além fronteiras, integrando, inclusive, a representação portuguesa para a Bienal de Veneza de Arquitetura.
Além destas conquistas, está também confirmada a encomenda de uma peça artística por parte de um Design Hotel, em Miami, nos EUA. Os LIKEarchitects foram criados em 2010, pelas mãos de Diogo Aguiar, João Jesus e Teresa Otto, que, na altura, contavam já com experiências profissionais em ateliers de referência internacional.
Este ano, o júri do Amsterdam Light Festival é composto por Rogier van der Heide (Director Artístico do Amsterdam Light Festival e Chief Designer na Philips Lighting), Sarah Douglas (Diretora Criativa da Wallpaper magazine), Jennifer Keesmaat (Directora de Urbanismo da cidade de Toronto), Marloes Krijnen (Directora da Foam | Photography Museum Amsterdam) e Cyril Zammit (Director da Design Days Dubai).
Notícia sugerida por Maria da Luz