A SimpleTax, plataforma desenvolvida pelos portugueses Celso Pinto e João Neves, acaba de valer aos seus criadores o título de "Melhor Startup da Semana" atribuído pela edição inglesa da revista Wired.
A SimpleTax, plataforma desenvolvida pelos portugueses Celso Pinto e João Neves, acaba de valer aos seus criadores o título de “Melhor Startup da Semana” atribuído pela edição inglesa da revista Wired. Trata-se de um sistema que, depois de ter sido implantado em Portugal, chegou, em Janeiro deste ano, ao Reino Unido com o objetivo de ajudar os contribuintes com os impostos.
O serviço em causa consiste numa adaptação ao mercado britânico da plataforma Modelo3, desenvolvida por estes jovens empreendedores e lançada em Abril do ano passado com o objetivo de ajudar os cidadãos a preencherem as “declarações complexas [de IRS] que estão feitas para ser compreendidas por contabilistas ou pelos serviços das Finanças”.
Além disso, como explicaram os mentores do projeto à revista Wired, a SimpleTax – versão inglesa do Modelo3 – pretende ajudar os contribuintes a aprender como poupar dinheiro nos impostos, já que “muito poucos têm alguém que trabalhe considerando os seus melhores interesses no que toca a esta poupança” e milhões de euros são desperdiçados todos os anos.
Criatividade e nova perspetiva são chave do sucesso
Em declarações à publicação britânica, Celso Pinto, um dos criadores da Modelo3/SimpleTax, contou que a plataforma surgiu da necessidade, depois de, há alguns anos, ter começado a trabalhar como freelancher e ter recebido “conselhos confusos” e constatado que “a lei dos impostos fazia muito pouco sentido” para si enquanto contribuinte.
“Comecei a fazer um rascunho de uma alternativa para tornar o processo mais simples, mas acabei por colocá-lo na prateleira. Depois de alguns anos, num momento em que tinha tempo livre, criei um sistema minimalista para uso privado que, depois, acabou por ser usado por vários milhares de outros contribuintes, o que foi um forte sinal de validação”, revelou o empreendedor.
Celso Pinto e os colegas acreditam ter mostrado, com este sistema, que é possível inovar nesta área, como prova o facto de, em menos de um ano, terem já chegado a dois países e alcançado mais de 40.000 utilizadores.
“Tudo aquilo de que necessitávamos era um pouco de criatividade e a adoção de uma nova perspetiva em relação às coisas, nomeadamente a perspetiva de um contribuinte”, concluiu o empresário.
Clique AQUI para aceder ao artigo da Wired sobre o trabalho destes portugueses.
[Notícia sugerida por Carla Neves]