A Findster, start-up portuguesa que concebeu e desenvolveu um sistema de localização de animais de estimação em tempo real, acaba de anunciar que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e Eduardo Carvalho desenvolveu uma Accelerated Mobile Page (AMP) no Google I/O 2018 que decorreu na Irlanda.
Numa hackathon que contou com a participação de 26 empresas mundiais, a equipa da Findster foi a única representante portuguesa em Dublin e arrecadou o primeiro lugar na sua primeira participação nesta conferência de programadores organizada anualmente pela gigante tecnológica norte-americana.
A equipa portuguesa criou e desenvolveu uma Accelerated Mobile Page – página de internet otimizada para um carregamento simplificado e mais rápido quando acedida através de dispositivos móveis – do site da Findster. O resultado final recebeu a maioria da votação atribuída não só pelos restantes programadores participantes, mas também pela Mobile Transformation Team da Google.
“Os hackathons de AMP são um ótimo formato para dispositivos móveis. O evento juntou programadores talentosos de toda a Europa que lhes permitiu, durante um dia, aprender as melhores práticas de desenvolvimento de AMP pelos engenheiros da Google”, afirmou Olga Nozal.
A gestora de UX Mobile da Google para Portugal e Espanha salienta ainda que “a Findster foi eleita a vencedora do evento com uma página muito bem desenhada e completa que respondia a todos os critérios. Com uma AMP foram capazes de reduzir os tempos de carregamento em 57% e conseguiram fazer esse trabalho impressionante em apenas algumas horas”.
“A vitória nesta maratona de programação promovida pela Google é uma prova da excelência tecnológica da Findster. O futuro do e-commerce é mobile e uma página mobile lenta é o suficiente para um cliente abandonar a página antes sequer dela carregar. Com o conhecimento adquirido nesta competição, implementámos também nós a tecnologia AMP na nossa página”, afirma André Carvalheira, managing director da Findster.
O conteúdo Start-up portuguesa Findster vence hackathon da Google aparece primeiro em i9 magazine.