O VWFS Startup Battlefield, concurso desenvolvido pelo Volkswagen Financial Services Portugal cuja primeira edição ocorreu em 2017, teve este ano uma edição no Reino Unido, em parceria com a filial do grupo daquele país, onde o grande vencedor foi a start-up polaca Go To U, que desenvolveu uma app que permite aos utilizadores reservarem um posto de carregamento para veículos elétricos e utilizá-lo de modo grátis. A empresa junta-se assim à lista de vencedores da iniciativa, que na sua primeira edição, em Lisboa, distinguiu a austríaca ParkBob, que desenvolveu uma app para encontrar lugares vagos de estacionamento.
O vencedor da edição do Reino Unido do VWFS Startup Battlefield ganhou, além de um prémio financeiro, um lugar no programa “Volkswagen Future Mobility Incubator”. O concurso também distinguiu as britânicas ForestCar e Your Parking Space, segunda e terceira classificadas respetivamente, que assim conquistaram a presença na Web Summit, em Lisboa. A ForestCar oferece um serviço de parqueamento grátis em aeroportos enquanto o proprietário está a viajar, podendo o veículo ser alugado e gerar um rendimento para o proprietário e para organizações que trabalham na recuperação de florestas tropicais. Já a Your Parking Space permite que proprietários particulares e operadores comerciais aluguem os seus lugares de estacionamento e garagens quando estes estão livres.
Entre as dez finalistas do VWFS Startup Battlefield UK esteve também a start-up portuguesa Invisible Collector, que desenvolveu um software para gestão de dívidas e recebimentos de clientes que vem facilitar a gestão mais eficiente de todo o processo através da digitalização e da inteligência artificial.
A edição portuguesa da competição de start-ups decorrerá no dia 4 Outubro e enquadra-se na estratégia de transformação digital do Volkswagen Financial Services, pretendendo ajudar e estimular startups e empreendedores a desenvolverem ideias para responder aos desafios da indústria.
Alexandre Vasco, responsável de marketing do Volkswagen Financial Services Portugal, afirma: “O VWFS Startup Battlefield tem como missão contribuir para fomentar a inovação e disrupção na nossa organização, mas também para dinamizar estes valores na sociedade. O conceito que criámos tem vindo a suscitar o interesse de start-ups de todo o mundo, mas também de outras entidades dentro do Grupo, o que possibilitou o desenvolvimento da iniciativa no Reino Unido, em parceria com o Volkswagen Financial Services UK. Agora estamos já a preparar a edição a realizar em Portugal, num concurso onde os vencedores terão acesso à Web Summit”.
O VWFS Startup Battlefield foi criado em 2017, pelo Volkswagen Financial Services Portugal, com o objetivo de promover o surgimento de ideias e negócios inovadores na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros automóveis, tendo recebido 70 candidaturas de mais de 15 países.
Além dos prémios, ganhar um lugar no “VWFS StartUp Battlefield” é uma oportunidade para as start-ups demonstrarem os seus modelos de negócios e soluções tecnológicas ao Grupo Volkswagen Financial Services e convidados externos, proporcionando assim uma plataforma para elevarem o seu perfil num palco internacional, a investidores e media. No entanto, o maior benefício será experimentar o melhor do espírito empreendedor: grandes ideias, muito trabalho, conversas inspiradoras e novas e excitantes oportunidades de negócios.
Para mais detalhes visitar www.vwfs-battlefield.com
O conteúdo Start-up portuguesa entre os finalistas do “VWFS Startup Battlefield” do Reino Unido aparece primeiro em i9 magazine.