Um dos primeiros problemas a resolver depois de catástrofes naturais passa pela habitação dos desalojados, uma questão que obriga sempre a encontrar soluções que estão longe das ideais. A start-up italiana Wasp crê ter encontrado uma solução para este problema que, além de simples, também é barata ao custar apenas 35 euros.
Esta solução foi encontrada por via da tecnologia de impressão 3D. Uma impressora com 12 metros de altura e sete de largura é capaz de construir uma pequena casa com recurso a barro.
A casa tem quatro metros de altura, é circular e tem cerca de seis metros de diâmetro, providenciando espaço suficiente para uma pequena família em caso de necessidade urgente. O telhado não está incluído na construção uma vez que apenas é montado depois da casa.
Ainda que uma impressora destas demore cerca de uma semana a construir uma única habitação, a Wasp fez com que sejam fáceis de montar e transportar, para qualquer parte do mundo sendo possível colocar várias a trabalhar em simultâneo em diferentes pontos.
Outros dos objetivos dos fundadores da start-up passam por aumentar o tamanho das casas e tornar possível que as máquinas trabalhem com recursos a energia solar ou eólica.
O conteúdo Start-up consegue imprimir-lhe uma casa por apenas 35 euros aparece primeiro em i9 magazine.