Cientistas da Roseman University of Health Sciences, nos EUA, liderados pelo investigador Venkata Yellepeddi desenvolveram um spray nasal, sem conservantes e à base de Prochlorperazine, que pode combater as enxaquecas.
“O Prochlorperazine é um antagonista do recetor da dopamina amplamente usado como medicamento antináusea. Estudos recentes mostraram que a Prochlorperazine consegue um maior alívio da dor que outros medicamentos antienxaqueca, como sumatriptano, metoclopramida e ketorolac”, explicou Venkata Yellepeddi em comunicado.
A substância do spray, a Prochlorperazine, estava apenas disponível em comprimido e foi agora transformada em spray pela equipa de investigadores, o que poderá resultar numa ação mais rápida, sem quaisquer efeitos secundários.
As enxaquecas, cujas causas permanecem um mistério médico, manifestam-se através de uma dor intensa na cabeça que pode durar entre quatro e 72 horas, podendo também causar vómitos e sensibilidade à luz e som.
A Migraine Research Foundation, nos EUA, coloca a enxaqueca no 'top' 20 das doenças mais incapacitantes do mundo afirmando que esta condição leva um norte-americano em cada 10 segundos às urgências dos hospitais.
A próxima etapa da pesquisa passa por testar o fármaco em animais.
Clique AQUI para ler o comunicado completo.