A Colgate, especializada na área de higiene oral, reforça a sua missão de promoção da saúde oral infantil, com o Programa Escolar “Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes”. A iniciativa pretende, em 2017, alcançar cerca de 25.000 crianças do ensino básico em Portugal, sensibilizá-las para a importância da higiene oral e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para que possam cuidar e assumir a responsabilidade da própria saúde oral.
Pela mão de profissionais voluntários (dentistas e higienistas) e através da distribuição de 25 000 kits de higiene oral e da utilização de material educativo, a Colgate visitará escolas do primeiro ciclo em todo o país, ao longo do próximo ano letivo, a fim de aproximar as crianças, dos seis aos dez anos, à figura do dentista e consciencializá-las para a relevância da prevenção e da prática de bons hábitos de saúde bucal.
Para participar nesta iniciativa, os professores do primeiro ciclo deverão inscrever a sua turma na plataforma online criada para o efeito (http://programa-escolar.colgate.pt). Já os dentistas e higienistas interessados em fazer parte do programa poderão inscrever-se em http://programa-escolar.colgate.pt/inscricoes/, onde irão receber toda a informação sobre o projeto e ser incluídos na lista de voluntários disponíveis. Os professores de todo o país estarão assim aptos a contactar um dentista da sua região, solicitando que a sua turma seja abarcada pela iniciativa.
O programa, por intermédio de diversas atividades e apoiado por materiais didáticos – que incluem jogos, livros de histórias, vídeos interativos, posters e guias para uma boa higiene oral – propõe-se a envolver, de um modo simples e divertido, crianças, pais e professores no compromisso de uma prática de higiene oral saudável, com vista à prevenção de doenças dentárias e, consequentemente, a um bem-estar geral.
As estatísticas
De acordo com o III Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais*, divulgado em Novembro de 2015 pela Direção-Geral da Saúde, aproximadamente 87% das crianças portuguesas com seis anos não escovam os dentes na escola diariamente e 43% nunca foi observada por um profissional de saúde oral. O mesmo estudo afirma que apenas 1% das crianças inquiridas com 12 anos escova os dentes, todos os dias, em contexto escolar e ainda que 47% apresentam dentes cariados.
Nas fases de desenvolvimento infantil, os dentes sãos são essenciais não só para a correta mastigação, mas também para uma aprendizagem correta da fala e a formação da auto-estima. Sendo a cárie dentária a doença crónica mais comum na infância, causando sensibilidade, dor, evasão escolar e perda de confiança, é fulcral motivar e incentivar os mais pequenos a cuidarem dos seus dentes. Desmistificar a ida ao dentista e a experiência negativa a que lhe está associada, contribui também para um acompanhamento profissional regular, reduzindo a necessidade de tratamentos invasivos.
Desenvolvida por especialistas internacionais, a abordagem pedagógica e lúdica do Programa Escolar “Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes” chega a milhões de crianças em idade escolar em mais de 80 países, com o objetivo de promover a escovagem dentária diária e um acompanhamento especializado continuado.