A jovem soprano Marina Pacheco acaba de ser distinguida com o prémio Vladislava Starkova, a menção honrosa do concurso international Pustina’s Vocal Competition que decorreu na República Checa, de 18 a 20 de Maio.
No concerto de encerramento do concurso, Marina Pacheco interpretou “O luce di quest’anima”, da ópera Linda di Charmounix de G. Donizetti, e “Lippen Schweigen”, da opereta “A Viúva Alegre” de F. Léhar, esta última em dueto com Jakub Pustina.
Do júri da competição fizeram parte Peter Dvorský, diretor da Ópera de Bratislava, o maestro e compositor Rudolf Geri e o barítono Jakub Pustina, que dá o nome ao concurso.
Marina Pacheco é uma jovem soprano que estudou com Pedro Telles (Maiorff), José de Oliveira Lopes (ESMAE), António Salgado e Sofia Serra (UCP), recebendo uma bolsa do Santander para a realização do mestrado. Em 2010/2011, integrou o Vlamsee Operastudio (Gent, Bélgica), enquanto bolseira da Robus Foundation e do Programa Leonardo da Vinci.
Apresenta-se regularmente em concerto em Portugal e no estrangeiro e tem o acompanhamento profissional da orientadora vocal Muriel Corradini e do maestro Marc Tardue.
Dos prémios já conquistados por esta soprano destacam-se o Prémio para Finalista mais Jovem no 3º Concurso Luciano Neroni (Itália, 2009), o 2º Prémio e Prémio Melhor Interpretação Canção Portuguesa no 5º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa (Portugal, 2011).
Em 2010, Marina Pacheco lançou o disco “João Arroyo: obra integral para canto e piano” com a pianista Joana David.
Clique AQUI para aceder ao site oficial de Marina Pacheco e AQUI para visitar o Facebook.