A soprano portuguesa Susana Gaspar foi selecionada entre 62 cantores de todo o mundo para integrar o lote de finalistas do concurso para jovens artistas Jette Parker, que se irá realizar em Londres, na Royal Opera House.
O júri, presidido pelo maestro e diretor artístico da Royal Opera House, Antonio Pappano, irá avaliar ainda os dotes artísticos do tenor Pablo Ricardo Bemsch (Argentina), das meio-sopranos Hanna Hipp (Polónia) e Justina Gringyte (Lituânia) e do baixo Jihoon Kim (Coreia do Sul).
Segundo a agência EFE, Susana Gaspar começou a estudar música aos sete anos, em Almada, fez o curso de canto no Conservatório Nacional, foi bolseira da Gulbenkian e frequentou um curso de ópera em Kortenberg, na Bélgica.
Já participou nas óperas “Flauta Mágica”, “La Serva Padrona”, “Orfeo e Euridice” e “Principezinho”, que estreou em Portugal em 2005.
No ano passado, integrou a ópera “La Bohéme”, de Puccini, com a British Youth Opera, e este mês irá atuar em Paris com o Turicum Ensemble.
A portuguesa já tinha sido finalista noutras provas de canto lírico, como o concurso Richard Tauber e o da Guildhall School of Music and Drama, em Londres, onde estudou.