A sonda Rosetta, enviada pela Agência Espacial Europeia em 2004, tirou uma 'selfie' e enviou-a para a Terra, tendo como imagem de fundo o cometa onde irá aterrar a 12 de Novembro.
A sonda Rosetta, lançada pela Agência Espacial Europeia em 2004, tirou uma 'selfie' e enviou-a para a Terra, tendo como imagem de fundo o cometa onde, em Novembro, vai pousar um dos seus instrumentos.
A imagem captada a 07 de Outubro, e divulgada hoje pela NASA, mostra os 16 metros de painéis solares da sonda com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko que paira a uma distância de 16 quilómetros.
Lançada em 2004, a Rosetta foi reativada em Janeiro de 2014 após um tempo recorde de hibernação de 957 dias e depois de ter percorrido mais de 6 milhões de quilómetros.
A presente missão da sonda consiste em estudar o cometa de perto, com detalhes sem precedentes, e fazer com que um dos seus instrumentos – a mini sonda Philae – pouse na superfície deste objeto celeste, no dia 12 de Novembro.
Os cometas são testemunhos importantes dos primórdios do universo, pelo que a missão de Philae é captar imagens do cometa bem como perfurar a sua superfície para obter amostras da sua matéria, diz o comunicado da NASA.
As observações serão uma ajuda fundamental para os cientistas que, assim, poderão aprender mais sobre a origem e evolução do nosso sistema solar e o papel que pode ter sido desempenhado pelos cometas na existência de água e vida na Terra.
Clique AQUI para aceder ao comunicado completo da NASA.