Este sábado, dia 10 de julho, a sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) tem um encontro marcado com um asteróide. E não é um qualquer: o Lutetia tem cem quilómetros de diâmetro e é o maior asteróide alguma vez visitado por uma sonda terrestre.
Este encontro vai permitir que os cientistas façam as suas observações durante um período de aproximadamente duas horas, durante o qual a sonda estará a enviar todos os dados possíveis para a Terra, incluindo imagens, que serão divulgadas no final do dia.
“É uma ocasião de sonho para observar o corpo primitivo [contemporâneo da formação do sistema solar] que é um asteróide”, afirmou a ESA em comunicado.
A maior proximidade entre os dois será de 3200 quilómetros e a sonda estará a viajar a uma velocidade de cerca de 54 mil quilómetros por hora.
Além das imagens, a sonda Rosetta estará envolvida no processo de medições do campo magnético e dos efeitos gravitacionais do asteróide e os cientistas ficarão a conhecer a sua massa, forma e composição.
Depois, a sonda seguirá o seu caminho, para cumprir a sua derradeira missão: encontrar-se com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 2014.