Numa iniciativa para combater a chamada "pobreza envergonhada" mais de 300 restaurantes associados da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) vão receber ainda este mês títulos de refeição concebidos para comparticipar a
Numa iniciativa para combater a chamada “pobreza envergonhada” mais de 300 restaurantes associados da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) vão receber ainda este mês títulos de refeição concebidos para comparticipar as refeições de quem precisa de ajuda para se alimentar. “Estes títulos de refeição são uma forma de os cidadãos irem aos restaurantes e, de uma forma discreta e com toda a dignidade, receberem apoio”, adiantou o responsável da AHRESP.
Esta iniciativa intitulada “DA – Direito à Alimentação” será lançada ainda esta quinta-feira e é da responsabilidade da AHRESP em conjunto com parceiros, como os grandes supermercados e a Associação Nacional de Municípios.
O objetivo, de acordo com a Lusa, é criar uma rede de solidariedade que permita fornecer, a quem precisa, refeições suficientes e equilibradas para que não haja “mais nenhuma criança ou idoso subnutrido ou a passar fome”.
“Diariamente vão pessoas aos nossos estabelecimentos [.] e, com a máxima dignidade, pedem ajuda porque têm fome”, referiu o mesmo responsável, garantindo que os restaurantes dão comida e bebida, mas em “atos dispersos e voluntários”. A partir de agora “essa boa vontade passa a ter uma estratégia”.
Para reconhecer os estabelecimentos que aderiram e aceitam os títulos de refeições, será dada uma placa para colocar à porta no momento em que se inscreverem no Balcão Único Empresarial, uma ferramenta da AHRESP para congregar os esforços.