De acordo com a agência Lusa, será atribuído um prémio mensal de 2500 euros a três empresários de diversas áreas, entre abril e setembro. Os vencedores serão escolhidos por votação no endereço www.donaantonia200anos.eu.
Está também previsto o sorteio de cinco prémios de 1000 euros entre os consumidores dos vinhos Porto Ferreira e Casa Ferreirinha, bem como a atribuição do Prémio Dona Antónia a uma mulher que se tenha destacado como empresária e pelo seu espírito solidário.
Nascida a 04 de julho de 1811, dona António Adelaide Ferreira, conhecida como a “Ferreirinha”, dedicou a sua vida à cultura da vinha e à produção de vinho na mais antiga região demarcada do mundo.
Empresária de sucesso, dona Antónia era também chamada a “mãe dos pobres” pelo seu espírito solidário e por ter ajudado na construção dos hospitais da Régua, Vila Real, Moncorvo e Lamego.
A vida e a obra daquela que foi uma das mais importantes figuras do Douro vinhateiro pode ser conhecida em pormenor na mostra “Dona Antónia Adelaide Ferreira”, que está a ser organizada pelo Museu do Douro.