“A aplicação pretende facilitar a vida aos condutores de veículos elétricos, nomeadamente em percursos de longa duração”, explicou o INESC Porto, um dos parceiros desta investigação, num comunicado enviado ao Boas Notícias.
Segundo esta instituição, “a reduzida autonomia das baterias dos veículos elétricos e a inexistência de uma rede massificada de locais de abastecimento elétrico constituem alguns dos entraves atuais à mobilidade elétrica”.
O software permite comparar preços e importar itinerários predefinidos pelo utilizador. Esta aplicação dá informações acerca dos postos de troca ou de carregamento dos veículos elétricos, utilizando uma plataforma Web, com o software de navegação GPS da NDrive e com a infraestrutura de postos de carregamento.
Disponível para breve
O programa será demonstrado em tempo real, com um test drive, no âmbito da apresentação pública do projeto MOBILES (MOBILidade Elétrica Sustentada), esta quinta-feira, a partir das 14h30, no CEIIA-TecMaia.
Totalmente nacional, esta aplicação foi desenvolvida pela NDrive Navigation Systems, INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto), pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, INTELI (Centro de Inteligência em Inovação) e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.
Carlos Pinho, diretor de projeto do INESC Porto, disse à Lusa que a aplicação vai estar disponível gratuitamente pouco depois do lançamento e durante uma fase piloto de “cerca de dois/três meses”, para que possa ser testada pelos utilizadores.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]