Uma grande marca de telemóveis japonesa desenvolveu um teste de sopro que se liga ao telemóvel para avaliar se a pessoa está ou não a perder peso. O mecanismo analisa a acetona presente no hálito de cada um.
Uma grande marca de telemóveis japonesa desenvolveu um teste de sopro que se liga ao telemóvel para avaliar se a pessoa está ou não a perder peso. O equipamento analisa a acetona presente no hálito de cada um e se os níveis estiverem altos é porque se está a queimar gordura.
Os estudos indicam que um dos problemas que as pessoas enfrentam quando fazem dieta é a falta de 'feedback' em tempo real. Como os efeitos da perda de peso só são notórios passados vários dias, ou até semanas, instala-se a dúvida: será que o exercício e a dieta alimentar estão a funcionar? Será que são suficientes?
Foi para dar resposta a estas questões e preocupações que os investigadores da DoCoMo se debruçaram sobre possíveis formas de dar 'feedback' imediato e em tempo real a quem estiver a fazer dieta. O resultado foi um simples aparelho, que se liga ao telemóvel, e que mede os níveis de acetona presentes no hálito das pessoas.
Quando o nosso corpo queima gordura, ele produz acetona, que circula pelo nosso sangue até aos pulmões, acabando por ser expelida quando expiramos. Até agora, medir a quantidade de acetona que era expelida na nossa respiração requeria equipamento dispendioso e sofisticados laboratórios.
Aparentemente, a marca de telecomunicações asiática contornou o problema e conseguiu desenvolver um pequeno periférico para smartphones capaz de confirmar se um indivíduo está, ou não, a queimar gordura e a perder peso.
À semelhança de um balão para medir os níveis de álcool no sangue, o analisador consiste num orifício onde a pessoa sopra e num medidor de substâncias químicas, neste caso, da acetona.
Uma vez feito o teste, o aparelho dá a conhecer um gráfico com os resultados e ainda uma mensagem de motivação para continuar com o esforço nutricional.
Antes de fazer o anúncio desta nova aposta, a DoCoMo levou a cabo vários estudos com voluntários com excesso de peso. Um grupo cumpriu um plano de treinos, outro fez exercício e reduziu o consumo de calorias diário e um último grupo não adotou qualquer tipo de comportamento.
As conclusões deram conta de que o 'soprador' funciona de forma tão eficiente quanto uma cromatografia, usada para medir os níveis de acetona, e forma, agora, publicadas no Journal of Breath Research.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da DoCoMo (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz
Comentários
comentários