A exposição comemorativa do 50º aniversário do Museu Guggenheim, "Contemplating the Void" ("Contemplando o Vazio"), conta com as contribuições artísticas de 200 criadores de todo o mundo, incluindo o arquiteto português Álvaro Siza Vieira.
A exposição comemorativa do 50º aniversário do Museu Guggenheim, “Contemplating the Void” (“Contemplando o Vazio”), conta com as contribuições artísticas de 200 criadores de todo o mundo, incluindo o arquiteto português Álvaro Siza Vieira.O design do edifício, assinado por Frank Lloyd-Wright em 1959, inclui no seu interior uma rotunda cujo centro de encontra vazio. É precisamente esse o espaço designado para acolher os trabalhos dos artistas convidados.
Até ao dia 28 de abril, o grupo de 200 criadores nas áreas da arquitetura, design e artes plásticas têm a oportunidade de fazer uma intervenção de sonho no mítico museu nova-iorquino.
Álvaro Siza Vieira, que já projetou diversos edifícios em solo internacional, participa nesta exposição juntamente com os arquitetos Philippe Rahm, West 8 e Greg Lynn FROM, entre outros. Fernando e Humberto Campana, Alice Aycock, Sarah Morris, Paul Pfeiffer e Doris Salcedo são alguns dos nomes dos artistas também convidados.
No dia 4 de março, o Guggenheim inclui nesta iniciativa um leilão online de mais de 90% das peças doadas pelos artistas intervenientes na mostra, refere a instituição em comunicado.