O site da Fodor's, a maior editora de viagens do mundo de língua inglesa, revela as "riquezas" do Alentejo incentivando os leitores a visitar a região.
O site da Fodor's, a maior editora de viagens do mundo de língua inglesa, revela as “riquezas” do Alentejo incentivando os leitores a visitar a região. O artigo publicado na passada quarta-feira destaca a cidade de Évora, a região vinhateira, a cozinha alentejana e as aldeias localizadas no topo de colinas.
A editora norte-americana, que no ano passado já tinha destacado Portugal, sublinha que “a maioria dos visitantes passam pelo Alentejo para irem para o Algarve”, mas é um “erro não visitar essa região um dia ou dois”, pelo facto de ser um destino com enorme “valor cénico, rico em história, arquitetura e gastronomia”.
A cidade de Évora, património Mundial da Unesco, é descrita como “a base perfeita para explorar o Alentejo e uma séria concorrente à cidade mais bonita de Portugal”.
A Fodor's aconselha os visitantes a passar pela Praça do Giraldo, no centro de Évora, pela Igreja de São Francisco, onde fica a Capela dos Ossos, e pela Igreja dos Loios, “cujo interior é revestido com lindos azulejos azuis”.
O Templo de Diana está também entre as escolhas da editora, recomendando os turistas que visitem aquele monumento “ao pôr-do-sol, quando as colunas coríntias preservadas estão iluminadas”.
Já na zona vinhateira alentejana, que produz quase metade do vinho em Portugal, a Fodor's aconselha a visita à Herdade do Esporão, onde se pode observar uma “vista espetacular sobre as colinas castanhas e o lago cristalino no vale”.
O passeio pela herdade leva os visitantes pelas adegas, onde se podem ver os tanques de fermentação e as cubas de aço onde os produtores pisam a uva. As adegas “assemelham-se aos túneis do metro, com altos tetos abobadados e passagens a contraluz alinhadas com os barris”.
A cozinha alentejana é também uma dos “pratos fortes” do artigo, sendo caracterizada pela abundância de “ingredientes frescos, pelo pão caseiro usado em guisados substanciais acompanhado pelo queijo de ovelha (Queijo de Serpa)”.
A gastronomia da região alentejana é também conhecida, diz a editora, pela carne de porco preto. “A partir destes animais é retirado o presunto ibérico, com o seu sabor rico, (…) e para sobremesa, não é possível errar com os muitos bolos de doce de ovos”.
No Alto Alentejo, a Fodor's destaca as várias fortificações que rodeiam vilas, dando o exemplo de Estremoz “com a sua fortaleza totalmente restaurada” e Elvas, cujo “secular aqueduto ainda está em uso”.
Mais a Norte, ao longo da froteira com Espanha, o Marvão “é talvez o mais espetacular de todos eles, com o seu castelo dramaticamente no cimo de um penhasco com vista para toda a região”.
Clique AQUI para aceder ao artigo completo da Fodor's.
Notícia sugerida por Maria da Luz.