A influente empresa norte-americana prevê lançar o seu sistema operativo Google Chrome OS ainda este ano, no outono. Do pouco que foi revelado até agora, sabe-se que o sistema operativo vai ser gratuito e está a ser otimizado para o trabalho com as a
A influente empresa norte-americana prevê lançar o seu sistema operativo Google Chrome OS ainda este ano, no outono. Do pouco que foi revelado até agora, sabe-se que o sistema operativo vai ser gratuito e está a ser otimizado para o trabalho com as aplicações online.A Google anunciou o desenvolvimento do seu sistema operativo em junho do ano passado, adiantando que o Chrome OS seria inicialmente direcionado para os netbooks, já que as suas principais apostas são a simplicidade e a rapidez na conexão à Internet, num formato light que não sobrecarregue o computador.
“Estamos atentos ao que os nossos utilizadores têm a dizer e a sua mensagem é clara – os computadores devem ser melhorados. As pessoas querem aceder ao seu e-mail instantaneamente, sem perderem tempo com o arranque do computador e o carregamento dos browsers. As pessoas querem que o seu computador trabalhe tão rapida e eficazmente como quando o compraram”, afirma a Google no seu blogue oficial.
Sundar Pichai é o responsável pelo desenvolvimento do sistema operativo da Google e já veio confirmar que a sua utilização será gratuita, funcionando como um projeto “open source”, para o qual todos os programadores interessados podem contribuir.
Acer, Adobe, ASUS, HP, Texas Instruments e Toshiba são apenas algumas das empresas que estão a colaborar com a Google no desenvolvimento do Chrome OS.
Espera-se que o lançamento aconteça já este outono, colocando a Google na linha de concorrência direta da Microsoft – empresa da qual a Google se tem vindo a distanciar gradualmente, alegadamente por “questões de segurança”.