O Castelo dos Mouros, em Sintra, conta com uma nova iluminação cénica das muralhas que permite a visualização do monumento a partir de vários pontos da Vila e da Serra de Sintra. Na fase final de testes, o novo projeto de luz visa a criação de cenári
O Castelo dos Mouros, em Sintra, conta com uma nova iluminação cénica das muralhas que permite a visualização do monumento a partir de vários pontos da Vila e da Serra de Sintra. Na fase final de testes, o novo projeto de luz visa a criação de cenários com variação de cor.
Baseada em tecnologia LED RGB, a nova iluminação assenta na distribuição de projetores ao longo de todo o perímetro da muralha, mas também pelas rochas circundantes do castelo. O objetivo é potenciar a visualização do Castelo, bem como de toda a sua envolvência geológica.
A eficiência energética foi uma das principais preocupações deste novo investimento, pelo que foi possível uma poupança na ordem dos 80% comparativamente com a solução anterior.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a empresa responsável avaçou que a fase final de testes já está a decorrer, para que sejam feitos os últimos ajustes na iluminação e corrigidas todas as zonas com sombras ou intensidade excessiva.
A nova iluminação cénica inclui-se no recém-inaugurado projeto ‘À Conquista do Castelo’, que envolveu o restauro das duas cinturas de muralhas e Cisterna e a recuperação da envolvente paisagística e dos caminhos de acesso e de ronda, adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.
A ação possibilitou ainda a construção de um novo espaço de acolhimento de visitantes, constituído por uma cafetaria com esplanada, loja, bilheteira, instalações sanitárias.
O Castelo dos Mouros é um dos monumentos mais visitados e uma das principais atrações turísticas da Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1995, tendo recebido cerca de 269.000 visitas ao longo do ano de 2012.