Um novo simulador online permite obter uma estimativa do custo de obras. O simulador, que ainda apresenta algumas limitações, baseia-se em dados de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos três anos.
Um novo simulador online, lançado pela Ordem dos Arquitetos, permite obter uma estimativa do custo de obras. O simulador, que ainda apresenta algumas limitações, baseia-se em dados de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos três anos.
A Ordem dos Arquitetos Secção Regional Sul (OASRS) associou-se à empresa Confidencial Imobiliário para criar uma ferramenta que permite obter, de forma rápida, uma estimativa do custo de uma obra.
O simulador pode vir a ser uma ferramenta muito útil, mas ainda apresenta algumas limitações, nomeadamente o facto de não permitir escolher o tipo de obras que se pretende fazer (por exemplo: só renovar a cozinha, ou só rebocar e pintar, ou apenas fazer acabamentos). Ou seja, o simulador assume que será sempre uma obra total da casa ou edifício. De qualquer forma, não deixa de ser uma boa iniciativa que, com algumas melhorias, pode vir a ser muito útil para os utilizadores.
O simulador tem por base um universo alargado de obras licenciadas, em construção ou concluídas nos últimos três anos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e Algarve, e opera com base nos seguintes filtros: localização; utilização (habitação, comércio, etc); tipo de obra (nova ou reabilitação); contexto urbano; e área em metros quadrados.
Uma vez definido o perfil da obra para o qual se procura uma estimativa de custo, o Simulador oferece a média do custo de construção por m2 de obras similares realizadas no último triénio.
De acordo com a OASRS, este é um simulador inédito em Portugal e uma ferramenta que vai estar em constante atualização e crescimento, à medida que vai sendo alargado o universo de amostragem de obras.